12 de mai. de 2020

Turismo em tempos de pandemia

turismo pandemiaAqui em Portugal saímos do estado de emergência no dia 04 de Maio e agora começo a vislumbrar uma luz no fim do túnel. Porém, ainda estou muito apreensiva com toda a situação do Brasil e no resto do mundo, mas tenho tentado pensar positivamente. Saber que depois de 52 dias de isolamento intenso por aqui a situação conseguiu dar grandes sinais de melhora só me faz desejar que no Brasil as pessoas entendam que quanto mais isoladas ficarem, mais rápido tudo vai melhorar.

Por aqui as restrições ainda são muitas, o medo e a ansiedade ainda é grande, mas já comecei a querer pesquisar mais sobre o futuro de alguns setores que gosto, como o Turismo. Separei os fatos que achei mais interessantes até o momento. 








turismo pandemia1. WELCOME PROTECTION 

O vinho antes oferecido como boas-vindas ganhou novos “companheiros”, máscara, álcool em gel e um manual com as normas de segurança, impostas pelo governo local durante a pandemia. Essa é só uma das muitas medidas que o setor já começa a aplicar para retomar. Isso aconteceu comigo na semana passada ao me mudar de Airbnb, a foto esta aí para comprovar.








2. FÉRIAS NO SEU PAÍS 
Empresas de turismo estão apostando suas fichas no mercado interno. Com muitas fronteiras fechadas as empresas mudaram o tom de comunicação, o foco agora é oferecer experiências e conforto para que as pessoas curtam as férias em seu próprio país. O discurso vai além das questões fronteirças, e muitas empresas estão deixando claro em sua comunicação como é importante que a população ajude seu país na retomada da economia, seja escolhendo sua próxima estadia, restaurante e prevalecendo a compra de produtos de origem nacional.


turismo pandemia





turismo pandemia
3.  QUESTÃO DE REPUTAÇÃO


A forma como cada país tem agido para combater a pandemia será um fator importantíssimo para os turistas na escolha do próximo destino. A segurança sanitária ganha importância vital para o relançamento dos destinos turísticos. Quanto maior o descaso dos governantes com essa pandemia, maiores serão os números de infectados e mortes, e na hora de escolher o próximo destino turístico checar essas informações será um dos fatores mais relevantes para a tomada de decisão.


turismo pandemia4. ANTES DO CORONA / DEPOIS DO CORONA
As previsões de retomada do turismo na Europa revelam que apenas em 2022 o setor volte aos números pré-corona. Até lá, um dos principais focos na comunicação serão as certificações de boas práticas de segurança e garantia de distanciamento, e com isso recuperar a confiança do viajante. Portugal criou o selo "Clean and Safe", as empresas que optarem por adequar seus processos de higienização ao protocolo recomendado pela DGS - 
Directorate-General for Health poderão exibir   (Fonte: Neoturis)



turismo pandemia5. É HORA DE SE REIVENTAR

Como o cenário ainda é bem volátil, os processos de reembolso, cancelamento ou remarcações passam a ser revistos por todas as empresas do setor. A ideia é descomplicar e agilizar esse processo. A Cia aérea Emirates, por exemplo, oferece três opções para seus clientes que tiveram cancelamentos de voos e sofreram as consequências das restrições de viagem devido à pandemia.


turismo pandemia6. DESCOMPLICAR PARA ACELERAR 

Enquanto o medo prevalece à vontade de viajar, plataformas turísticas precisam se reinventar. O airbnb mais uma vez tomou a frente e já oferece experiências virtuais em seu site. Agora você não precisa estar em Portugal para aprender com um morador local como preparar pastéis de nata ou ir até a Espanha para ter uma aula particular de flamenco.


turismo pandemia7. MÁSCARA É O MÍNIMO


A KLM está renovando o ar na cabine a cada 3 minutos e utilizando filtros "High Efficiency Particulate Air"’ ou HEPA, idênticos aos usados ​​nas salas de operações de hospitais. Esses filtros extraem mais de 99,99% dos menores vírus. Os vírus do tipo coronavírus, variando em tamanho de 0,08 a 0,16 micrômetros, são filtrados pelos HEPA.


turismo pandemia8. DESCANSO MERECIDO 
O vilarejo de Engelberg, na Suíça Central, em conjunto com o campeão olímpico Dominique Gisin estão oferecendo uma viagem inesquecível de presente para os agentes de saúde para quando tudo isso passar. Podem participar toda a equipe de hospitais e instituições suíças, incluindo médicos, equipe de enfermagem e os demais profissionais que estão expostos ao vírus.


turismo pandemia9. LIMPEZA CERTIFICADA


Airbnb anuncia Programa Avançado de Limpeza para o futuro das viagens. O programa está sendo desenvolvido com orientação de autoridades sanitárias e em parceria com especialistas em hospitalidade e higiene médica locais. Os hóspedes, em breve, poderão identificar e reservar as acomodações incluídas no Programa logo após a adesão dos anfitriões. O Hotel Hilton já fez um update no seu procedimento de higienização dos quartos, e agora as portas serão lacrada com um papel após cada limpeza, o papel estando intacto é sinal de que o quarto não foi reaberto por ninguém antes dos hóspedes (o que me lembra aqueles lacres de delivery).



turismo pandemia10. MELHOR PREVENIR, DO QUE REMEDIAR
A Cia aérea Frontier Airlines é a primeira do setor a comunicar que todos os passageiros e tripulação terão a temperatura checada antes dos embarques. A partir dos 38º será solicitado aguardar por alguns minutos para uma segunda checagem, caso a temperatura continue elevado o passageiro ou tripulante não poderá seguir viagem.


Agora me diga você, tem planos de viajar ou ainda está sem coragem? E qual será o primeiro destino que pretende visitar quando tudo isso passar?









Um comentário: