17 de jul de 2019

Cidade do México: A vida é uma festa!

Eu comecei a pesquisar outro país. E de repente, senti algo no meu coração. Fechei o caderno. Abandonei todas as anotações. Era um chamado: Eu precisava ir ao México.
E assim foi numa gestação calma, leve e de muito amor para se fazer um roteiro. Não era qualquer México que minha alma pedia. Nesta primeira parte, convido vocês a descobrirem a Cidade do México comigo.

As dicas a seguir  serão super objetivas, com impressões pá-pum. Depois de muito tempo viajando, é valioso - e sem culpa -, saber que num roteiro não existe obrigatoriedade. Você olha e decide qual lugar te deixaria feliz diante da experiência de outra pessoa. Dito isto, Bora?

                                      o que fazer na cidade do méxico


Maaaaaas, antes de começar a viajar comigo, aperte o play

Cidade do México

Frida, Frida, Frida! Una diosa!

Quando falamos da Cidade do México, a Casa da Frida é a primeira coisa que surge na nossa cabeça. Mas, esta cidade gigantesca é muito além disso. E é na jornada da segunda maior cidade de museus no mundo que a gente vai viajar agora.

Eu diria para que separasse no mínimo uma semana para curtir tudo que a cidade oferece. Se tiver mais tempo, melhor! E se for cosmopolita como eu, minha deusa! Vai pirar e querer morar ali para sempre.

-Coyoacan - A casa da Frida-

Neste bairro charmosíssimo, encontra-se a casa em que Frida viveu com Diego. Super bem preservada, amparada por um curadoria cuidadosa e muito exigente, algo que uma preciosidade merece. Dentro é possível ver pertences dos dois, o estúdio, os cômodos. O tipo de coisa que emociona só de estar lá, sabe? No dia em que fui, estava rolando uma exposição com achados pessoais da Frida. Olhar para seus colares, seus esmaltes, suas roupas. Gracias a la vida!

A casa talvez seja o museu mais caro da cidade. Para além do ingresso, se você quiser fotografar lá dentro, é necessário pagar uma taxa junto ao ingresso. Eles te entregam um adesivo de autorização bem fofo que morou na minha capinha de celular por um bom tempo porque era estilo. Ah, e preparem-se. Filas! Sim, temos muitas. Super esperado, né? Por isso, minha dica é chegar cedo, antes da abertura do museu, para garantir sua entrada no mesmo dia. Vale a espera, vale o amor, vale a lindeza da experiência.

o que fazer na cidade do mexico



- Museuse-se -

Comecei dizendo da quantidade arrebatadora de museus na cidade, não é mesmo? Pois bem! Se você é apaixonade por museu como eu, vai ter de fazer pente fino, sim! A variedade de assuntos e formatos te faz enlouquecer com tantas possibilidades. Dito isto, escolhi alguns:

A) Belas Artes

Sim, os painéis de Diego Rivera estão aqui. Mas para além desta lindeza histórica e emblemática, o Belas Artes é a concha da arquitetura da cidade. Se você é apaixonado pelo assunto, não pode deixar de visitá-lo.

B) Franz Mayer

Ainda no calcanhar da arquitetura, no design de interiores e no universo das formas, o Franz Mayer é um agrupador de tudo isso com muita delicadeza e objetividade. Gosto de museus assim. Ah, e para morrer de orgulho, é nele que encontramos obras dos irmãos Campana. =)

C) Museu de Antropologia

Para entender a formação dos povos e cultura mexicana, para fazer um passeio no tempo amparado pela ciência e pelo respeito aos nativos desta terra, para morrer de lindeza pela arquitetura e estrutura de uma história narrada de maneira acolhedora.

- Adelante: Bata muita perna! -

Eu sou do tipo que gosta de andar a pé pelos lugares, pois esta é uma maneira de observar ao redor de uma forma muito mais legítima sabe? Sem falar que estar de férias é automaticamente sair da rotina e assumir um outro ritmo de caminhar e também vivenciar lugares. No México temos muitos "andadores" que nada mais são do que ruas fechadas só para pedestres. Uma excelente opção para se perder e achar pela cidade, além de acessar alguns lugares abaixo:

A) Torre Latinoamericana 

Tem uma vista incrível da cidade. A torre é um mirante que te permite ter uma pequena noção da imensidão deste lugar. Vale muito a visita. =)

B) O prédio dos Correios

Mas é de uma lindeza absurda. É só entrar e conhecer. Sim, serviços de postagens e retiradas funcionam ali, mas é um lugar aberto ao público que rende epifanias e fotos incríveis. E fica perto do Belas Artes, então dá pra montar um roteirinho delícia.

o que fazer na cidade do mexico




C) A casa do filme Roma de Alfonso Cuarón 

Para quem é apaixonado por cinema, esta é uma parada mágica. O bairro é o mesmo em que Alfonso cresceu e a casa é a que o filme foi rodado. As fotos podem ser feitas na fachada, visto que pessoas moram dentro dela, não é mesmo? O roteiro fica perfeito se combinado com o Mercado de Roma. Eles ficam a 11 minutos de carro de distância. 

o que fazer na cidade do méxico



D) A Biblioteca Vasconcellos

Um sonho, um hino, um primor de amor aos livros e uma arquitetura ímpar. A biblioteca possui visitas guiadas, mas você pode passear por ela por conta também. Separe umas boas 2 horas para se perder por entre a literatura e o acolhimento de uma curadoria muito especial. Para as crianças de 0 a 6 anos, há um espaço mágico. Acompanhadas de seus adultos, elas podem participar de vivências mediadas pela equipe multidisciplinar do lugar.

E) Barrio Rosa

Um bairro LGBTQI e super descolado com livrarias, cafés, baladinha. Ótimo para quem busca restaurantes diferentões e agito noturno.

F) Plaza de las 3 Culturas

Aqui houve a matança dos estudantes durante a ditadura. Fica próxima à universidade. Recebeu este nome, pois próximo ao prédio universitário, é possível encontrar uma pirâmide e uma igreja católica, construções icônicas para entender a formaçãoo cultural do México e a colonização violenta que sofreu.


- Para se sentir no México -

Você já pensou em vivenciar uma Lucha Libre? Na Arena México, numa sexta ou terça, separe uma noite para comprar pipocas, uma cervejinha e adentrar o universo mágico das luchas libres. A experiência já começa na entrada da Arena em que muitas máscaras são vendidas para que você leve uma lembrança afetiva.. É engraçadíssimo!

- Para sentir o sabor do México -

A) Pasteleria Ideal 

Eu jamais me esquecerei daqueles amanteigados para comer bebendo café. A Pasteleria Ideal foi um achado. Uma panificadora e confeitaria que funciona no sistema de selfie service. Você escolhe sua bandeja, seleciona os doces e pães que desejar e paga por eles. Tudo mega barato e delicioso.

B) Cafe Tacvba

Sim, você que aaaaama música precisa vivenciar isso. Aqui nasceu o grupo de nome Cafe Tacvba. Uma casa linda, com um grupo de mariachis que vão às mesas cantar clássicos da música mexicana. Você pode vir fazer uma refeição completa ou apenas tomar um café. Mas vá, é uma experiência deliciosa. 

o que fazer na cidade do méxico


C) Bar La opera

Maravilhoso, clássico com um cardápio correto. É bonito, legal pra uma refeição ou até mesmo um drink.

D) Puntarena

Restô fino pra uma jantinha amorosa. Fica no mesmo endereço do “Azulejo” que é famosinho, mas que você precisa reservar antes. Peça a Magarita e o Ceviche. Seus pratos chegam à luz de velas e com uma musiquinha ambiente bastante gostosinha.

E) Que Bo!

Chocolates evolutivos. Chocolates incríveis no mesmo prédio do Puntarena. O chocolate para beber é um carro chefe do México. Aqui você encontrará criações premiadas e combinações bastante curiosas. 


o que fazer na cidade do méxico


F) Mercado Roma

Aproveite para comprar pimentas e fazer uma refeição bem gostosinha. É um mercado Gourmet. No resto do México, você tem os mercados Raiz.

Ida às Pirâmides de Teotihuacán

Se eu fosse você, ia com um grupo porque o preço é quase o mesmo e ainda você tem um guia explicando tudo. É um passeio de um dia todo  para ver artesanatos e provar mezcal. Eu fiz com a galera do próprio Hostel chamado “Hostel amigo” ou “Amigo Turismo”.

o que fazer na cidade do méxico



Espero ter te ajudado a pensar com carinho na Cidade do México. =)




Nenhum comentário:

Postar um comentário