7 de mar de 2018

Antuérpia e suas estátuas e monumentos repletos de histórias

Quando decidimos viajar para a Bélgica nosso principal intuito era apreciar cervejas e queijos trapistas, e foi pesquisando e falando com amigos que a Antuérpia foi escolhida como uma de nossas paradas.

Escolhemos a Antuérpia para poder ir no Kulminator Bar, tem vídeo da nossa experiência por lá no nosso canal caso queiram conferir, e também para fazer um bate e volta em Bruges (em breve sai vídeo no canal com mais detalhes).

Ao pesquisar por essa cidadezinha, desconhecida até então para mim, fui conhecendo um pouco da sua história e escolhendo alguns locais para visitar e muitos deles eram estátuas repletas de histórias espalhadas pela cidade, confira abaixo 5 estátuas/monumentos na Antuérpia que merecem sua atenção:


1. "O Cão de Flandres"  ou Nello e Patrasche


antuérpia estátua - amanda laboredo - irei com doroty




O Cão de Flandres é um filme japonês de anime de 1997 baseado no romance A Dog of Flanders de Ouida. O filme estreou dia 15 de março de 1997 nos cinemas japoneses.

Se preparem que a história é triste mesmo, e para quem viu nosso último vídeo no canal vai entender o por quê do Enzo morrer de dó toda vez que passávamos na frente da estátua.

Os eventos ocorrem na região de Flandres, perto de Antuérpia. Nello é órfão e vive com seu avô, com quem ele ganhava a vida vendendo leite. Um dia ele encontra ao longo do caminho um lindo cão de Flandres, ferido que precisa de cuidados, que irá se chamar Patrasche. O cão vai provar que é fiel e grato com Nello e a partir desse momento ele vai ajudar no transporte do leite, da casa de seu avô para a cidade. 

Um dia, o antigo dono de Patrasche reclama que lhe devolvam o cão. O avô paga-lhe para poderem ficar com Patrasche e começa a trabalhar ainda mais porque necessita do dinheiro, o que o leva a adoecer e morrer.
Nello possui um grande talento para a pintura, admira as pinturas de Rubens e por isso gostaria de ver o trabalho do grande pintor que é exibido na igreja da cidade, no entanto, tem que pagar uma taxa.
Ele deposita suas esperanças de uma vida melhor em um concurso de desenho na Antuérpia, mas o júri escolhe outro vencedor, certamente menos digno que ele. Após a morte prematura de seu avô, ele fica desesperado e sem casa, e se refugia perto da igreja junto com Patrasche, em Antuérpia, onde estavam expostas algumas famosas obras de Rubens.
Porém o frio estava rigoroso naquela noite, e na manhã seguinte Nello e Patrasche são encontrados mortos,  congelados, um abraçando o outro :(

Endereço de onde encontrar a estátua (fica em frente a igreja da Antuérpia mesmo): Handschoenmarkt 3-21, 2000 Antwerpen, Bélgica

Link do vídeo da gente lá junto do Nello e do Patrasche: https://youtu.be/khxquemdquQ

2. "The hand"



antuérpia estátua - amanda laboredo - irei com doroty

De acordo com o folclore, e como celebrada pela estátua em frente ao palácio municipal, a cidade tem o nome de uma lenda envolvendo um mítico gigante chamado Antigoon que morava perto do rio Escalda. Ele cobrova um preço daqueles que atravessassem o rio, e para aqueles que se recusaram, ele cortava uma de suas mãos e atirava-a ao rio Escalda. Eventualmente, o gigante foi morto por um jovem herói chamado Brabo, que cortou a própria mão do gigante e atirou-a ao rio. Daí o nome Antwerpen, do holandês hand é mão e werpen(= arremessar), que mudou para hoje urdidura.


Endereço: Meir street, Antwerpen, Bélgica



3. "Brabo"




antuérpia estátua - amanda laboredo - irei com doroty

Dedicado ao lendário herói Sálvio Brabo, o monumento foi projetado por Jef Lambeaux (1852-1908) e está localizado na Grand Place, em Antuérpia. Conforme falei acima, Brabo era "um herói mítico que venceu e cortou a mão do gigante Antígono. 


Endereço: Grote Markt, 2000 Antwerpen, Bélgica



4. "Lange Wapper" (fica em frente ao Castelo Steen)




antuérpia estátua - amanda laboredo - irei com doroty

Aqui está a estátua do gigante Lange Wapper, que de acordo com a lenda, importunava os habitantes da cidade.


Endereço: Steenplein 1, 2000 Antwerpen, Bélgica



5.  "Greening II"




antuérpia estátua - amanda laboredo - irei com doroty

Não consegui encontrar a história por trás dessas estátuas, mas são tão lindas e foram feira por Monique Donckers. Mesmo não sabendo seu significado eu não poderia deixar de falar para vocês conhecerem quando forem para a Antuérpia, elas ficam no Jardim botânico, que é muitoo lindo por sinal e também tem um pouco mais sobre minha visita por lá no nosso último vídeo no canal ;)


Endereço: Leopoldstraat 24, 2000 Antwerpen, Bélgica


Se inscreva no nosso canal para não perder nenhuma dica de viagem: Canal Irei com Doroty <3








Um comentário:

  1. Meu deus, que bonita a última. Tinha gostado muito da estátua da mão mas essa última me chamou muito a atenção. Você chegou a procurar significado antes e/ou depois que as viu? Quando viajo ocasionalmente me deparo com estátuas que acabam virando ponto turístico por serem muito grandes, mas geralmente acabo não procurando saber mais sobre elas, não sei por quê... Agora to imaginando o quanto de informação interessante já passou despercebido por mim.

    E meu deus, bélgica! <3 Espero poder conhecer um dia.
    Beijo

    www.paleseptember.com

    ResponderExcluir