15 de mai de 2013

Arte nas ruas de Paris

As ruas de Paris acabam de ficar mais coloridas! O mais novo projeto de street art da cidade luz foi encomendado pelo prefeito de um bairro da cidade (sim, em Paris cada bairro tem um prefeito).

Eu trabalho no meio cultural e sei o quão difícil é conseguir incentivo e apoio político para qualquer projeto que envolva cultura, ainda mais em tempos de crise. Por isso, me encantei com a iniciativa do prefeito que trabalha em parceria com a galeria Itinerrance.




A ideia surgiu para atrair turistas para um bairro pouco atrativo da cidade, afinal nem sempre é fácil competir com Arco do Triunfo e Louvre.
A prefeitura foi ambiciosa: várias fachadas ficaram disponíveis para artistas de diferentes nacionalidades como o francês C215 ou o americano Shepard Fairey.

Pessoalmente, eu achei um projeto ousado para Paris. Tudo que é meio ''moderno" é rejeitado pelos parisienses. A Torre Eiffel foi odiada durante muitos anos e o museu de arte moderna Pompidou, com seus canos coloridos aparentes, é considerado como uma vergonha na arquitetura da cidade.

Aparentemente está dando certo. Os murais apareceram em diversos jornais e o prefeito já disse que o movimento do bairro mudou.
Espero que o 13 arrondissement consiga toda a atenção que ele merece!



Nenhum comentário:

Postar um comentário